quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Shampoo certo faz a diferença no cabelo!



Todo mundo sabe que o shampoo tem a função de lavar os cabelos, higienizando-os da oleosidade, da poluição do dia a dia, dos finalizadores. Mas existem muitas dúvidas em relação à utilização do produto e sua finalidade. Repetir ou não a aplicação durante as lavagens? Qual é a quantidade adequada de shampoo? A espuma é sinal de que os cabelos estão limpos?

O shampoo é muito importante para manter a saúde dos cabelos, principalmente do couro cabeludo onde se acumulam as impuresas e resíduos de produtos. Mas no hora da higienização dos fios, usar corretamente o shampoo pode fazer toda a diferença. Pra começar o ideal é lavar os cabelos 3 vezes por semana ou 2 vezes se os cabelos forem secos. Na hora de lavar, nada de esfregar as unhas no couro cabeludo. A massagem é fundamental, mas com delicadeza e com as pontas dos dedos!
Há uma certa polêmica sobre reaplicar ou não o shampoo após a primeira lavada. Alguns dizem que esta recomendação é usada pelas empresas para que as pessoas consumam mais o produto e tenham que comprar outro mais rapidamente. Outros dizem que usar o shampoo mais de um vez pode retirar a proteção natural dos cabelos. Enfim, são muitas as opiniões sobre o assunto.


Repetir ou não a aplicação do shampoo?
É indicado lavar os fios por duas vezes, o primeiro shampoo elimina resíduos de finalizações ou mesmo oleosidade do couro cabeludo que migra para comprimento e ponta. O segundo shampoo faz o restante da faxina, para que os fios fiquem sem resíduos oleosos. Deve ser reaplicado até sentir que o fio não está mais com aspecto oleoso ou escorregadio.

Espuma é significado de limpeza?
Quando o cabelo está com muito resíduo de finalizadores, reparadores, pomadas, acontece uma barreira entre o shampoo e o fio. A espuma indica que essa barreira foi rompida, para que o shampoo faça a limpeza dos fios. Um bom shampoo precisa além de fazer a limpeza dos fios um excelente tratamento para que não aconteça ressecamento da fibra capilar.

Reaplicar o shampoo pode retirar a proteção dos cabelos?
Atualmente algumas marcas oferecem shampoos de excelente qualidade que tratam os cabelos enquanto lava. É bom ter um pouco mais de atenção e cautela na utulização dos shampoos de limpeza profunda. Eles podem provocar algum tipo de ressecamento. O ideal é utilizá-los com intervalo mínimo de uma semana entre uma lavagem e outra.

O shampoo certo para cada tipo de cabelo:
Saber escolher o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo é fundamentel para quem deseja ter os cabelos limpos e bem cuidados. Existem shampoos para cabelos secos, cabelos ressecados, shampoo anticaspa e antioleosidade, shampoo para tratamento pós química, shampoo sem sal. Uma infidade de opções mas somente algumas delas servirão para você. Na dúvida, converse com o seu cabeleireiro.

Na hora de comprar seu shampoo, fique de olho nos princípios ativos presentes na composição do produto. Selecionamos os melhores deles para cada finalidade:

Hidratar
Ácidos graxos são essenciais para repor a maciez e a hidratação externa dos fios. Entre os óleos essenciais estão a lanolina acetilada, algas marinhas, pantenol e aloe vera.

Restaurar
A queratina é fundamental para repor já na primeira lavagem algumas falhas na estrutura interna e externa dos fios. É o único componente capaz de penetrar nas melenas e reconstruir falhas internas em cabelos danificados pela ação de processos químicos, sol, vento, mar, cloro e poluição.

Proteger a cor
Antioxidantes atuam protegendo a cor natural e artificial dos fios contra o desbotamento ou alteração de tons vermelhos e cobres. Os ativos são vitamina E , óleo de semente de girassol, óleo de macadâmia e extrato de caviar.

Balancear a oleosidade

Os xampus modernos usam substâncias naturais como ativos adstringentes para controlar a gordura.
Procure no rótulo por:
- Alecrim ou
- Algas marinhas ou 
- Argila ou
- Arnica ou
- Extrato de limão ou
- Hortelã ou
- Jaborandi ou
- Menta


Deixar o couro saudável
O ideal é usar produtos com a função de balancear e higienizar o couro cabeludo. Procure produtos com óleos de jojoba ou malaleuca, que têm propriedades antiinflamatória e anti-séptica.


A influência do pH
Existem fatores fundamentais na escolha do xampu. Mas, com certeza, o mais importante é o pH da fórmula. Por isso, procure sempre estar atenta aos seguintes fatores:

- Dê preferência aos produtos com pH balanceado e nunca com neutro (pH 7).

- O pH natural dos fios é de 4.5 a 5.5, (levemente ácido). Este é o pH dos produtos que devemos usar para tratar as melenas diariamente. O pH ácido ajuda a fechar as cutículas - o que aumenta o brilho.

- O pH ácido lava e limpa sem agredir a proteção natural das madeixas, ou seja, sem desgastar a camada ácida natural de sedosidade que envolve nossos cabelos.

- O pH correto também é fundamental, pois previne o desbotamento da coloração natural ou artificial dos fios e o ressecamento.

- Cuidado com a quantidade de espuma, nem sempre espuma excessiva é sinal de qualidade. Muita espuma pode significar muita agressão.


Falta de brilho
Cabelo opaco é sintoma de que a cutícula do fio está aberta ou que há acúmulo de sujeira, como resíduos de finalizadores. Segundo o dermatologista Valcenir Bedin, você pode combater o problema usando xampu antirresíduo uma vez a cada quinze dias.
Procure no rótulo por:
- Ceramidas ou
- Queratina ou
- Silicone ou
- Vitaminas


Ressecamento
Evitar esse vilão do cabelo bonito é fácil: basta escolher um produto que hidrate e reduza a perda de água. Os fios ficam assim em decorrência das agressões diárias causadas por escovação, fricção da toalha, poluição e produtos químicos que abrem as cutículas do cabelo alterando sua estrutura do cabelo. Os produtos para esse tipo de cabelo recompõem essa estrutura.
Procure no rótulo por:
- Aloe vera ou
- Ceramidas ou
- Colágeno ou
- Lanolina ou
- Manteiga de karité ou
- Pantenol ou
- Queratina


Frizz
Um bom produto deve conter ingredientes que domam o volume e eliminam a eletricidade.
Procure no rótulo por:
- Aloe Vera ou
- Lanolina ou
- Manteiga de karité


Queda
A queda de cabelos significa que algo não vai bem, por isso, é necessário descobrir o motivo. O xampu ajuda no tratamento, limpando o couro cabeludo.
Procure no rótulo por:
- Argila ou
- Cetoconazol ou
- Jaborandi ou
- Jojoba ou
- Melaleuca


Fios quebradiços
Para combater o aspecto de palha do cabelo quebradiço, use regularmente um xampu que favoreça o fortalecimento e a reparação dos fios.
Procure no rótulo por:
- Manteiga de karité ou
- Pantenol ou
- Proteínas (há vários tipos no mercado) ou
- Queratina.

Normais 
Como não apresentam nem excesso nem falta de oleosidade, precisam de um xampu capaz de manter o equilíbrio natural. 


Secos ou Ressecados
Esses tipos de cabelos podem ser tratados com um xampu de ação hidratante, umectante e emoliente.


Mistos
Os fios costumam ser oleosos ou normais na raiz e secos nas pontas. Isso é consequência de alimentação inadequada ou de mudanças no visual, como tinturas, alisamentos e permanentes. 


Escuros
Quando expostos aos raios ultravioleta do sol tendem a ficar avermelhados. O xampu ideal deve ter filtro solar para ajudar a preservar a cor.


Longos
Os fios devem ficar protegidos do excesso de lavagem, da ação do ambiente e de tratamentos químicos com um produto que ofereça hidratação extra e ajude na recuperação das escamas do cabelo.


Tingidos
O xampu deve oferecer hidratação extra, pois as tinturas tendem a deixar o cabelo muito seco porque tiram a oleosidade natural.


Cacheados
Esses xampus ajudam a retirar o excesso de volume, desembaraçam e deixam os cachos mais definidos.


Eu já tento usar todas essas substâncias que melhoram a oleosidade... o meu é muuuito oleoso na raiz, e nas pontas mais ressecados, ainda mais depois da gestação, ficou pior, sem contar com a queda... esses hormônios...

Enfim, eu tento seguir as dicas pra ter cuidado com os fios!

E vcs, usam os shampoos certos pro seu tipo de cabelo?

Beijo Beijo


Juliana Souto.




Um comentário: